Automação Comercial para Empresas e Comércio
A automação comercial consiste em aplicar métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, com mecanização e agilidades nos processos manuais, atingindo eficiência completa. É evidente atualmente a importância da automação comercial para empresas pequenas, médias e grandes.
A integração entre homem e máquina, adicionados à gestão, objetiva diminuir a mão-de-obra e despesas, e também gerência e controle operacional acerca do comércio.
Através da automação, as atividades passíveis de erros como digitação de preços, emissão da nota fiscal, se tornam mais seguras e com maior eficiência. Assim, é melhorado o trabalho dos funcionários e atendimento aos clientes.
A SISGRACOM – Soluções simples para formas complexas visa atender às empresas com sistemas personalizados de automação comercial, sendo relevantes sistemas de delivery, sistemas de lojas, supermercados, farmácias, sistema para RH e em potencial um controle de estoque pleno.
O destaque é também para atendimento da SISGRACOM com impressoras fiscais, etiquetas não fiscais, impressoras térmicas para criar código de barras padrão EAN, e ainda leitores de código de barras ECF, todos os sistema homologados pelo Sefaz, e adequação dos certificados digitais nos sistemas e na rede de computadores.
Importância da Automação Comercial
A partir do início das atividades comerciais, existe a preocupação do comerciante na realização do melhor negócio possível, com busca do melhor lucro e satisfação do cliente. Com a atividade geral, o comércio sempre teve muitas fases de evolução nos seus processos, com novas necessidades criadas.
De início, havia anotações nas cadernetas, e com aumento de vendas e necessidade da realização das operações de venda de forma mais veloz e com maior eficácia, surgiam máquinas registradoras mecânicas, que são presentes até hoje, porém são usadas as digitais, bem menores e mais precisas.
No parâmetro nacional, o comércio varejista passa por transformações pela abertura de mercado, através da globalização e da vinda de fortes grupos do exterior, com grande competitividade criada. E o perfil de maior exigência do consumidor e sua perda de poder aquisitivo torna a concorrência maior entre comerciantes.
E com maior concorrência, o setor passa a buscar diferenciação, através de investimentos na automação e programas de prevenção das perdas, com objetivo de buscar agilidade e eficiência operacional, como também preservação de margens. O comércio atual demanda a automação comercial.
O processo de automação comercial se resume na união da automatização dos processos manuais com a informática. Esta união possibilita a criação de soluções precisas e dinâmicas, para o comerciante poder atender os clientes de maneira ágil e de qualidade, com informações essenciais para a decisão de negócio, como em horário de pico, verificação de lucro, relatórios de estoque, saída de produtos e decisão de compras;
Automação Comercial para Organizações de Excelência
A automação se transformou em necessidade por representar instrumento de gestão para tomada de decisão. E possuir a informação em tempo real é indispensável para o varejista, de todos os portes, pois isto define no momento de fechar negócios.
Se os dados não são possuídos, as definições se tornam aleatórias e podem gerar prejuízos sem reparo. Com uma compra errada, o capital já se encontra comprometido.
Por exemplo, na difusão do comércio eletrônico, o impulsionador de destaque do varejo, o cliente, este consumidor por meio do site localiza produtos de seu interesse e faz as compras. Logo, a empresa necessita ter um mínimo de automação.
Para o cliente, a automação comercial gera conveniência e velocidade no atendimento em lojas físicas e nos sites de compras pela Internet. Já para o comerciante, e para cadeia de suprimentos, é uma maneira de aumentar a eficiência de melhor desempenho, e também eficiência de menores custos em relação à operação.
A integração sistêmica envolvendo mais processos do comerciante possibilita a melhora do controle de estoques, fluxo de caixa, pedidos de compra, tempo de permanência do item em loja, logística de recebimento das mercadorias, obrigações fiscais, entre outros segmentos.
A seleção dos padrões de interfaces de equipamentos e formatos de dados cria grande flexibilidade aos comerciantes e fornecedores para integração dos processos em cadeia de suprimento. O comércio é segmento complexo e muito competitivo.
As grandes redes de comércio, como de material de construção, farmácias, supermercados, apresentam logística com sofisticação para compra, e para distribuir mercadorias, gerando centros de distribuição e instalação das suas lojas em regiões de circulação significante de pessoas, combinando com conceito de permanecer próximo da casa ou trabalho do cliente.
E as instalações, variedade, atividade e disponibilidade de itens e preços são itens atraentes aos clientes. E a depender da área e classe social de destino da loja, a importância dos fatores de atratividade muda.
Ao final, o tópico é resumido na diminuição dos custos e o alcance deste objetivo é dependente da automação comercial. A tecnologia da informação possibilita controlar os itens totais da loja e comunicação eletrônica com rede de suprimentos.
Já o controle de estoque se torna simplificado através da baixa automática do item quando o cliente realiza o pagamento no caixa com um PDV, (Ponto de Venda).
Por exemplo, o software de automação comercial apresenta as características e funcionalidades interessantes para empresa, como gerenciamento de transações, gestão de estoques e preços, registro de itens, relatório e consultas, controle de tickets de vendas, integração com mais softwares de gestão empresarial, e relatório e consultas.
Através da automação, a gestão do negócio presenciou grande revolução. Os erros ocorridos em digitação e totalização, por exemplo, acabaram. Os benefícios gerados pela automação envolvem quase todos os setores de uma loja, como financeiro, gestão de recursos humanos, e controle de estoques.
Os fichários antigos que demandavam período muito longo em consulta e em retorno de informações podem ser descartados. Atualmente, com a informática, a consulta de informações de uma loja se transformou em tarefa ágil e confiável.
É necessário somente apertar algumas teclas e o acesso imediato aos dados de qualquer setor é possível. E esta facilidade gera situação privilegiada, já que a atuação é mais eficiente. Ao automatizar a loja, os clientes consideram imagem forte e inovadora da empresa, com preocupação no atendimento rápido e eficiente.
A melhora na negociação com o cliente é mais uma vantagem apresentada. Basta apenas apertar uma tecla e a ficha inteira do cliente fica a disposição, com informações importantes sobre o mesmo, como os pagamentos e histórico de compras.
A SISGRACOM- Soluções simples para formas complexas é comprometida com a automação comercial das empresas, levando a tecnologia de ponta para Satisfazer seus Clientes e toda a rede de consumidores;
A SISGRACOM, sempre está empenhada em melhor atender seus clientes tanto na implantação até a finalização dando todo o suporte necessário.
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